O poder da simplicidade na busca do engajamento.



A cada dia, mais e mais empresas vão em busca de novidades e novas técnicas para conseguir maior engajamento das equipes e maior participação. Em minha carreira percebi que há uma tendência para se promover o engajamento das pessoas, optando-se por campanhas ou recompensas financeiras.

Sem dúvida a recompensa material é algo que agrada a todos. (E como !!)Mas sendo bem sincero, após analisar centenas de respostas de pesquisas de clima nas organizações que já trabalhei, bem como em tantas   conversas (feedbacks formais ou conversas informais), sabem o que mais fica evidente?

As pessoas querem coisas simples.  E Tem 3 coisas,  que na verdade, nada tem a ver com recompensas materiais. Divido aqui com vocês.

1.     ATITUDES SIMPLES DA LIDERANÇA!!

2.     COERÊNCIA

3.     CRIATIVIDADE EM TREINAMENTOS

Vejamos cada um:

Atitudes Simples da Liderança

Os líderes sempre envolvidos em atividades complexas (reuniões, grandes decisões, etc.), podem desperceber certas atitudes muito simples, mas  que fazem muita falta. Por exemplo: RECONHECIMENTO e AGRADECIMENTOS.  ** estamos falando de simples agradecimentos, como ouvir de um líder, que um determinado trabalho ficou bom, ou um elogio sincero.

Coerência

As pessoas percebem a coerência(ou a falta dela).  A Fala e a Prática precisam andar juntas.

Criatividade em Treinamentos

As pesquisas sempre mostram colaboradores pedindo mais treinamentos. Coisas simples e de pouco investimento podem ajudar nesse tema. 

Por exemplo:

– Programas de integração entre áreas (conhecer fornecedores, conhecer outras sedes da empresa, troca de conhecimentos dentro da empresa,  etc.…)

– Encontros mensais estruturados (para troca de ideias, revisão de objetivos, etc.)  E dedicar parte da agenda para o TEMA:  TREINAMENTO  ( pílulas mensais de treinamentos,como  Dicas, lembretes, sugestões de leituras, vídeos, etc.…)

– ” Talentos ajudam Outros ”  : O que as equipes já conhecem, podem ensinar outros colegas.  Exemplo: Time de vendas podem dar dicas para áreas de compras ou ao time da área de atendimento a clientes, como sugestões de argumentos vendedores para se conversar com um cliente que quer cancelar. E assim por diante.

Em resumo:

Coisas simples, como  olhar com mais atenção para as pessoas e agradecer,  elogiar sinceramente pelo bom trabalho, farão toda a diferença!!

O Engajamento e a motivação vão acontecer naturalmente pois as  pessoas querem no fundo, ser percebidas e querem ser mais felizes.

A simplicidade pode ser Poderosa !!!



Gostou deste artigo?

Share on facebook
compartilhar no Facebook
Share on linkedin
compartilhar no Linkdin
Edvaldo Nunes

Edvaldo Nunes

Diretor da Edvaldo Nunes Treinamentos, Criador do PEAH, Palestrante Motivacional, Treina Equipes de Vendas e Atendimento para implantar a cultura de excelência.

deixe um comentário

Últimos Artigos

Não Saia Ainda!

Tenho algo especial para você.

Sabia que o Edvaldo Nunes tem centenas de conteúdos GRATUITOS sobre Vendas e Atendimento para você?

Clique no botão abaixo, conheça nosso canal no YouTube e aproveite todo este valioso material: