Todas as empresas, precisam ter vendedores e estratégias de vendas para vender seus produtos e serviços. Mas tem um grupo de vendedores que pode passar despercebido.
Veja esse raciocínio…
Um cliente satisfeito fala positivamente sobre nosso produto e nossa empresa para muitos amigos. O famoso “Boca a Boca” é ainda uma das grandes estratégias.
O ponto é: “ O QUE O CLIENTE FALA?”
Estou falando de nossos clientes. Sim, nossos clientes podem ser nossos melhores vendedores !!!
Em geral, não falamos sobre coisas que normalmente se espera do produto ou da empresa, ou seja, não se fala o OBVIO.
Não é verdade? Mas falamos sim, sobre coisas que nos surpreendem e que não esperávamos.
Veja um exemplo:
Um amigo viajou para os EUA e visitou a Disney”. Na volta, você pergunta: e aí .. o que achou? Ele não vai dizer: “olha eu vi os personagens da DISNEY…”
É obvio que ele viu vários personagens e não vai falar sobre isso. Pode até falar mas não com o destaque que queremos.
Porem é muito provável que você ouça seu amigo falar algo como:
“… uma experiência e tanto… a limpeza é fantástica, banheiros limpos como nunca vi antes, um atendimento especial e rápido… você precisa ver a organização… tudo muito organizado”
E coisas assim, em geral, coisas simples, mas que SURPREENDERAM, que não esperávamos.
Veja este outro exemplo:
Você esteve num hotel e gostou muito.
Você não vai falar para seus amigos que o hotel tinha um ótimo chuveiro e uma boa cama…isso sem dúvida é importante, mas é obvio que um bom hotel vai oferecer.
Mas talvez diria:
“A Recepcionista que me atendeu foi de uma atenção que nunca vi…. me chamou pelo nome quando cheguei… achei incrível(o hotel tem um esquema que o mensageiro te recebe na porta, pega sua bagagem, pergunta seu nome… e passa o nome para a recepcionista)
Mas a impressão que ficou foi formidável.
E em geral são os detalhes que fazem a diferença. Preste atenção se não é exatamente isso que acontece.
E os clientes, ao falarem sobre nosso produto ou nossa empresa, irão falar dos DETALHES que lhe chamaram a atenção. Ah… e claro, também vai falar das coisas que não gostou ou não viu.
Então temos de ser implacáveis com os DETALHES.
Aposte nisso.
Estes detalhes serão “argumentos de vendas” que seus clientes usarão ao falar para outros.
As empresas gastam muito tempo, pesquisas, preocupadas em saber o que o cliente espera de seu produto ou sua empresa… mas isso todos fazem.
Pense no que o cliente não espera.
Surpreenda seu cliente e ganhe novos vendedores !!!