A cada dia, mais e mais empresas vão em busca de novidades e novas técnicas para conseguir maior engajamento das equipes e maior participação. Em minha carreira percebi que há uma tendência para se promover o engajamento das pessoas, optando-se por campanhas ou recompensas financeiras.
Sem dúvida a recompensa material é algo que agrada a todos. (E como !!)Mas sendo bem sincero, após analisar centenas de respostas de pesquisas de clima nas organizações que já trabalhei, bem como em tantas conversas (feedbacks formais ou conversas informais), sabem o que mais fica evidente?
As pessoas querem coisas simples. E Tem 3 coisas, que na verdade, nada tem a ver com recompensas materiais. Divido aqui com vocês.
1. ATITUDES SIMPLES DA LIDERANÇA!!
2. COERÊNCIA
3. CRIATIVIDADE EM TREINAMENTOS
Vejamos cada um:
Atitudes Simples da Liderança
Os líderes sempre envolvidos em atividades complexas (reuniões, grandes decisões, etc.), podem desperceber certas atitudes muito simples, mas que fazem muita falta. Por exemplo: RECONHECIMENTO e AGRADECIMENTOS. ** estamos falando de simples agradecimentos, como ouvir de um líder, que um determinado trabalho ficou bom, ou um elogio sincero.
Coerência
As pessoas percebem a coerência(ou a falta dela). A Fala e a Prática precisam andar juntas.
Criatividade em Treinamentos
As pesquisas sempre mostram colaboradores pedindo mais treinamentos. Coisas simples e de pouco investimento podem ajudar nesse tema.
Por exemplo:
– Programas de integração entre áreas (conhecer fornecedores, conhecer outras sedes da empresa, troca de conhecimentos dentro da empresa, etc.…)
– Encontros mensais estruturados (para troca de ideias, revisão de objetivos, etc.) E dedicar parte da agenda para o TEMA: TREINAMENTO ( pílulas mensais de treinamentos,como Dicas, lembretes, sugestões de leituras, vídeos, etc.…)
– ” Talentos ajudam Outros ” : O que as equipes já conhecem, podem ensinar outros colegas. Exemplo: Time de vendas podem dar dicas para áreas de compras ou ao time da área de atendimento a clientes, como sugestões de argumentos vendedores para se conversar com um cliente que quer cancelar. E assim por diante.
Em resumo:
Coisas simples, como olhar com mais atenção para as pessoas e agradecer, elogiar sinceramente pelo bom trabalho, farão toda a diferença!!
O Engajamento e a motivação vão acontecer naturalmente pois as pessoas querem no fundo, ser percebidas e querem ser mais felizes.
A simplicidade pode ser Poderosa !!!