O poder da simplicidade na busca do engajamento.



A cada dia, mais e mais empresas vão em busca de novidades e novas técnicas para conseguir maior engajamento das equipes e maior participação. Em minha carreira percebi que há uma tendência para se promover o engajamento das pessoas, optando-se por campanhas ou recompensas financeiras.

Sem dúvida a recompensa material é algo que agrada a todos. (E como !!)Mas sendo bem sincero, após analisar centenas de respostas de pesquisas de clima nas organizações que já trabalhei, bem como em tantas   conversas (feedbacks formais ou conversas informais), sabem o que mais fica evidente?

As pessoas querem coisas simples.  E Tem 3 coisas,  que na verdade, nada tem a ver com recompensas materiais. Divido aqui com vocês.

1.     ATITUDES SIMPLES DA LIDERANÇA!!

2.     COERÊNCIA

3.     CRIATIVIDADE EM TREINAMENTOS

Vejamos cada um:

Atitudes Simples da Liderança

Os líderes sempre envolvidos em atividades complexas (reuniões, grandes decisões, etc.), podem desperceber certas atitudes muito simples, mas  que fazem muita falta. Por exemplo: RECONHECIMENTO e AGRADECIMENTOS.  ** estamos falando de simples agradecimentos, como ouvir de um líder, que um determinado trabalho ficou bom, ou um elogio sincero.

Coerência

As pessoas percebem a coerência(ou a falta dela).  A Fala e a Prática precisam andar juntas.

Criatividade em Treinamentos

As pesquisas sempre mostram colaboradores pedindo mais treinamentos. Coisas simples e de pouco investimento podem ajudar nesse tema. 

Por exemplo:

– Programas de integração entre áreas (conhecer fornecedores, conhecer outras sedes da empresa, troca de conhecimentos dentro da empresa,  etc.…)

– Encontros mensais estruturados (para troca de ideias, revisão de objetivos, etc.)  E dedicar parte da agenda para o TEMA:  TREINAMENTO  ( pílulas mensais de treinamentos,como  Dicas, lembretes, sugestões de leituras, vídeos, etc.…)

– ” Talentos ajudam Outros ”  : O que as equipes já conhecem, podem ensinar outros colegas.  Exemplo: Time de vendas podem dar dicas para áreas de compras ou ao time da área de atendimento a clientes, como sugestões de argumentos vendedores para se conversar com um cliente que quer cancelar. E assim por diante.

Em resumo:

Coisas simples, como  olhar com mais atenção para as pessoas e agradecer,  elogiar sinceramente pelo bom trabalho, farão toda a diferença!!

O Engajamento e a motivação vão acontecer naturalmente pois as  pessoas querem no fundo, ser percebidas e querem ser mais felizes.

A simplicidade pode ser Poderosa !!!



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