Como fidelizar clientes em lojas virtuais

Possuir um e-commerce, ou loja virtual, já era importante, mas agora em épocas de isolamento social, ganhou uma importância ainda maior. Mas, possuir uma loja virtual e divulgar seus produtos é uma parte do desafio: é preciso saber fidelizar clientes.

Gostaria de conhecer algumas dicas? Vamos apresentar para você as principais ações para isso.

Queremos te ajudar a estabelecer um bom relacionamento com seu público, e especialmente torná-los clientes fiéis de sua loja.

São várias ações que irão ajudar a fazer o estreitamento da relação e garantir maior satisfação dos consumidores. Vamos ver algumas dicas para fidelizar clientes:

Como fidelizar os clientes

Vamos começar avaliando como será sua relação com o seu lead. Uma sugestão simples é ver quantos deles retornaram para fazer uma segunda compra em sua loja.

Caso note que a maioria dos visitantes realizaram alguma compra, porém, nunca mais voltaram, é motivo para se preocupar e ver o que está dando errado.

As pessoas deixam de retornar quando não são atendidas corretamente, e isso pode causar uma queda nas vendas, assim como uma má avaliação de sua loja.

Além disso, lembre-se que uma avaliação ruim, por sua vez, pode dar uma má reputação para sua rede. Se não houver preocupação com isso, aos poucos o negócio vai afundando.

Para que isso não aconteça com sua loja, as seguintes ações são imprescindíveis:

  • Possibilitar receber feedback de seus clientes;
  • Envie e-mails depois da compra falando a respeito da entrega;
  • Responda os e-mails recebidos com rapidez;
  • Nutra sua loja com novidades;
  • Crie estratégias e programas de fidelidade;
  • Ofereça cupons de descontos nas próximas compras;
  • Divida seus clientes em personas distintas para que fique fácil direcionar propagandas.

Como fidelizar antigos clientes e atrair novos

Nada é pior do que acessar uma loja e ver sempre os mesmos produtos, sem nenhuma novidade. Assim, uma dica valiosa de como fidelizar clientes é sempre trazer novidades e colocá-las em destaque em seu site.

Quando for fazer a descrição de tais produtos, capriche na escrita, e principalmente nas fotos das mercadorias. Assim, é possível aumentar a taxa de visita orgânica de sua loja virtual, além de aumentar a conversão de vendas.

Além disso, possibilite diferentes formas de pagamento, pois alguns preferem cartões, outros boletos e ainda tem os que só compram com PagSeguro ou Paypal. Ademais, ter um canal de atendimento que funcione de forma prática e rápida é extremamente essencial.

Sempre que possível, ofereça descontos para que os visitantes vejam vantagens em comprar em sua loja, podendo ser descontos na próxima compra ou então um brinde com compra que foi feita.

Por fim, não se esqueça de investir nas redes sociais, interagindo com as pessoas de forma agradável e amigável. Dessa forma, ficará muito mais fácil fidelizar e atrair mais clientes, o que garante resultados positivos.

Conclusão

Sintetizando tudo o que foi dito no texto, podemos montar a seguinte lista para fidelizar clientes:

  • Novidade;
  • Capriche no visual;
  • Várias opções de pagamento;
  • Segmentação por personas;
  • Feedback;
  • Realizar ofertas;
  • Redes Sociais.

Lembre-se: Boas experiencias criam vinculo, vínculos criam fidelização. Dessa forma, garanta ao seu cliente sempre boas experiencias.

Um abraço

Edvaldo

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Edvaldo Nunes

Edvaldo Nunes

Diretor da Edvaldo Nunes Treinamentos, Criador do PEAH, Palestrante Motivacional, Treina Equipes de Vendas e Atendimento para implantar a cultura de excelência.

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